Em um período crítico de definições estratégicas no Mais Querido, a questão da continuidade de Guillermo Varela no Flamengo ganha destaque. O lateral-direito uruguaio, que a partir desta terça-feira, 1º de julho de 2025, está apto a firmar um pré-contrato com outras equipes, parece estar cada vez mais próximo de um acordo para permanecer nas fileiras do clube carioca. José Boto, diretor de futebol do Flamengo, em declarações ao portal GE, expressou otimismo quanto ao avanço das negociações. "Está bem encaminhada. Não avançamos mais por estarmos focados em uma competição muito importante, mas temos tudo sob controle. Assim que regressarmos ao Rio, finalizaremos as conversas", afirmou Boto.
Um contratempo inesperado atrasou a renovação do contrato de Varela, que poderia ter sido concluída antes da participação do Flamengo no Mundial de Clubes. O agente do jogador enfrentou problemas de saúde que o impediram de viajar ao Rio de Janeiro para a assinatura do novo contrato, adiando, assim, o acordo. Com a volta da equipe ao Brasil, a extensão do vínculo de Varela, prevista até 2027, volta a ser uma prioridade para a diretoria do Flamengo.
Varela tem se destacado pela sua capacidade de atuar em múltiplas posições, sendo utilizado como lateral-direito, lateral-esquerdo e volante, o que lhe conferiu um papel de coringa dentro do esquema tático de Filipe Luís. A polivalência do jogador foi um dos fatores decisivos para que o técnico solicitasse sua permanência, reforçando a importância de Varela para as estratégias do time para a temporada.
Após seu retorno ao Rio nesta terça-feira, o elenco do Flamengo desfrutará de um merecido descanso de quatro dias. O próximo desafio da equipe será contra o São Paulo, no fim de semana do dia 12 de julho, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A renovação de Varela não é apenas uma questão administrativa, mas também um movimento tático, visando fortalecer o elenco rubro-negro para os desafios que o segundo semestre reserva, consolidando ainda mais o projeto esportivo do clube para o ano de 2025.
